sábado, outubro 08, 2005

 

Propinas UÉ

A AEUE (Associação de Estudantes da Universidade de Évora) avança com a notícia de que as propinas se mantêm nos 780€. A AEUE promete mais informações para breve.

Aguardamos ansiosamente notícias sobre este tema. Com a situação do país a degradar-se, torna-se cada vez mais difícil manter um membro da família na universidade. Os números de acesso ao ensino superior deste ano lectivo falam por si.

Comments:
Alexandre Mota, em Portugal é assim: queres estudar pagas, queres instruir-te pagas, queres tirar um curso superior pagas, queres receber ensinamentos que te sirvam para o futuro pagas, pagas, pagas, pagas. No entanto gastou-se balúrdios nesta campanha eleitoral para ficar tudo na mesma. Apetece mesmo gritar por Portugal e colocá-lo em letras maiúsculas quando passa uma eliminatória...
 
Eu sinto essa mesma frustração, o aproveitamento da classe política é mais do que evidente. Nada é feito para que se caminhe para o progresso. Dá vontade de imigrar!
 
Aqui além de não valer a pena pagar, muitos não o pode fazer.
 
O título deveria ser mais "Propinas:Bué"...
Acho fabuloso trabalhar mês após mês, fazer os meus descontos para a SS e para a Finanças mês após mês e descobrir, que infelizmente, um mês do meu ganho anual será utilizado para financiar a UE. Será que a Reitoria da UE não vê que os alunos têm outros encargos, que tornam o pagamento deste valor uma tarefa quase hercúlea?! Será que o Senhor Reitor pensará que os estudantes, ainda que trabalhadores, possuem rendimentos assim tão elevados que lhes permita desembolsar uma quantia tão avultada,em tão curto espaço de tempo?! Pensem bem nisto, senhores dirigentes... Os estudantes têm prestações de casa, de carro e de computador, porque nem para toda a gente o carro ou o computador é um bem de luxo. Casos há (o meu, p.ex.) em que são bens necessários ao nosso desempenho profissional e sem os quais seremos obrigados a ficar em casa e assim engrossar os (já elevados) números do desemprego.
Pense bem nisto, Senhor Reitor... Pense que há famílias em que só um dos conjuges trabalha e, é ele (neste caso, ela) que tem de providenciar o sustento para a casa e o exagero que se paga de propina em nada vem contribuir para a melhoria da situação financeira das famílias.
Reflicta e tome uma atitude sensata.
 
Compreendo a revolta do 'Capuchinho Vermelho'. Na minha opinião esta revolta aplica-se ao estado geral da nação. Quem não se sente revoltado? Talvez a classe política, estes são imunes à justiça e à crise.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?